Produzindo Bons Textos
Para que o educando produza bons textos, é necessário motivá-lo, deixando-o à vontade para que o faça de maneira espontânea. O educador deve valorizar toda a escrita produzida, levando a criança a discutir, mostrando seu ponto de vista.A produção de textos pode ser oral, escrita, utilizando recursos lúdicos como o teatro, os jogos e brincadeiras. Incentivar o educando não é uma tarefa fácil, mas utilizando recursos variados e adequados fica mais fácil de atingir os objetivos.
COMO MOTIVAR SEU ALUNO
☺ Relatos do dia-a-dia;
☺ Notícias da comunidade;
☺ Notícias de jornais e revistas
☺ Acontecimentos importantes;
☺ Gravuras;
☺ Textos principiados;
☺ Textos em rodinhas;
☺ Textos coletivos;
☺ Textos em dupla;
☺ Livros lidos;
☺ Revistas em quadrinhos;
☺ Debates;
☺ Cartas, bilhetes, avisos;
☺ Relatórios;
☺ Músicas;
☺ Poesias;
☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes
PONTOS IMPORTANTES A OBSERVAR
☺ Dar sempre um título para o texto;
☺ Colocar o título no meio da linha;
☺ Deixar um espaço entre o título e o texto;
☺ Usar sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;
☺ Travessões são colocados após o espaço do parágrafo;
☺ Evitar rasuras, borrões, manchas, etc;
☺ Cuidar da pontuação, bem como da divisão silábica no final da linha;
☺ Escrever o necessário, sendo objetivo, não escreva demais, nem de menos;
☺ Consultar o dicionário sempre. Ajuda no desenvolvimento do vocabulário.
O QUE AVALIAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS
☺ Título de acordo com o texto;
☺ Vocabulário variado;
☺ Expressões ou palavras interessantes e bem colocadas;
☺ Criatividade na estruturação das frases e emprego do vocabulário;
☺ Apresentação (limpeza, margem, disposição do texto, etc);
☺ Fechamento adequado, curioso ou interessante;
☺ Uma passagem engraçada, alegre, triste, poética;
☺ Novos contextos, situação diferenciada;
☺ Intertextualidade ( personagens de diversas histórias em um mesmo texto);
☺ Descrição de personagens e lugares;
☺ Caracterização de personagens ou de situações.
USO DO DICIONÁRIO
☺ Identificação, no texto, das palavras desconhecidas;
☺ Busca do significado pelo sentido do contexto;
☺ Memorização do alfabeto de A a Z e de Z a A;
☺ Localização da folha certa, por meio de identificação da palavra no alto da página;
☺ Identificar a 2ª, 3ª e 4ª letra na ordem alfabética;
☺ Localização da coluna provável. Observar a ordem alfabética das palavras;
☺ Utilizar o dedo indicador para encontrar a palavra;
☺ Escolha do significado mais adequado ao contexto em que a palavra foi empregada
ATIVIDADES DIVERSAS
☺ Falar o alfabeto de A a Z e de Z a A;
☺ Partir de uma letra e ir até o Z;
☺ Voltar de outra letra até o A;
☺ Dizer as vizinhas de determinada letra;
☺ Listar palavras em ordem alfabética;
☺ Observar a seqüência alfabética das palavras que começam com a mesma letra, analisando a 1ª, 2ª, 3ª, ... letras
ANDREIA FERRÃO -PEDAGOGA-sANTA cATARINA