terça-feira, 8 de abril de 2008

Produzindo Bons Textos




Para que o educando produza bons textos, é necessário motivá-lo, deixando-o à vontade para que o faça de maneira espontânea. O educador deve valorizar toda a escrita produzida, levando a criança a discutir, mostrando seu ponto de vista.A produção de textos pode ser oral, escrita, utilizando recursos lúdicos como o teatro, os jogos e brincadeiras. Incentivar o educando não é uma tarefa fácil, mas utilizando recursos variados e adequados fica mais fácil de atingir os objetivos.

COMO MOTIVAR SEU ALUNO

☺ Relatos do dia-a-dia;

☺ Notícias da comunidade;

☺ Notícias de jornais e revistas

☺ Acontecimentos importantes;

☺ Gravuras;

☺ Textos principiados;

☺ Textos em rodinhas;

☺ Textos coletivos;

☺ Textos em dupla;

☺ Livros lidos;

☺ Revistas em quadrinhos;

☺ Debates;

☺ Cartas, bilhetes, avisos;

☺ Relatórios;

☺ Músicas;

☺ Poesias;

☺ Trabalho com sucatas, desenhos, pinturas, origamis, maquetes

PONTOS IMPORTANTES A OBSERVAR

☺ Dar sempre um título para o texto;

☺ Colocar o título no meio da linha;

☺ Deixar um espaço entre o título e o texto;

☺ Usar sempre o mesmo espaço dado ao 1º parágrafo;

☺ Travessões são colocados após o espaço do parágrafo;

☺ Evitar rasuras, borrões, manchas, etc;

☺ Cuidar da pontuação, bem como da divisão silábica no final da linha;

☺ Escrever o necessário, sendo objetivo, não escreva demais, nem de menos;

☺ Consultar o dicionário sempre. Ajuda no desenvolvimento do vocabulário.

O QUE AVALIAR NA PRODUÇÃO DE TEXTOS

☺ Título de acordo com o texto;

☺ Vocabulário variado;

☺ Expressões ou palavras interessantes e bem colocadas;

☺ Criatividade na estruturação das frases e emprego do vocabulário;

☺ Apresentação (limpeza, margem, disposição do texto, etc);

☺ Fechamento adequado, curioso ou interessante;

☺ Uma passagem engraçada, alegre, triste, poética;

☺ Novos contextos, situação diferenciada;

☺ Intertextualidade ( personagens de diversas histórias em um mesmo texto);

☺ Descrição de personagens e lugares;

☺ Caracterização de personagens ou de situações.

USO DO DICIONÁRIO

☺ Identificação, no texto, das palavras desconhecidas;

☺ Busca do significado pelo sentido do contexto;

☺ Memorização do alfabeto de A a Z e de Z a A;

☺ Localização da folha certa, por meio de identificação da palavra no alto da página;

☺ Identificar a 2ª, 3ª e 4ª letra na ordem alfabética;

☺ Localização da coluna provável. Observar a ordem alfabética das palavras;

☺ Utilizar o dedo indicador para encontrar a palavra;

☺ Escolha do significado mais adequado ao contexto em que a palavra foi empregada

ATIVIDADES DIVERSAS

☺ Falar o alfabeto de A a Z e de Z a A;

☺ Partir de uma letra e ir até o Z;

☺ Voltar de outra letra até o A;

☺ Dizer as vizinhas de determinada letra;

☺ Listar palavras em ordem alfabética;

☺ Observar a seqüência alfabética das palavras que começam com a mesma letra, analisando a 1ª, 2ª, 3ª, ... letras

ANDREIA FERRÃO -PEDAGOGA-sANTA cATARINA