domingo, 6 de abril de 2008

Hora de se conhecer-IDENTIDADE



Atividades com espelhos ajudam as crianças da creche a construir sua identidade e a entender os limites do próprio corpo

Quem sou eu? Como sou? As respostas a essas questões são fundamentais para a construção da personalidade. Cedo a criança começa a se entender como sujeito e adquirir consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço e saber se posicionar e se diferenciar do outro. Durante o primeiro ano de vida, os pequenos percebem que são seres independentes da mãe. Há uma fase de exploração das mãos e, depois, a fascinação com o próprio reflexo. "Nas primeiras vezes que a criança depara com a própria imagem pode sentir vergonha ou medo, mas rapidamente se habitua", diz Luciene Tognetta, do Laboratório de Psicologia Genética da Universidade Estadual de Campinas.

FAZ-DE-CONTA -
Os pequenos se divertem ao se obeservar com fantasias diversas acessórios inusitados
Beatriz Ferraz, professora da Escola de Educadores, em São Paulo, comenta que essas atividades são uma oportunidade de a criança se enxergar por inteiro e exercitar o uso competente do corpo: "Os educadores que conhecem o desenvolvimento cognitivo e afetivo podem oferecer experiências ricas de diversidade".
Adriana Toledo