quarta-feira, 14 de maio de 2008

O que é Ortoptia e o que ela tem haver com a aprendizagem?


A Ortóptica é a área de saúde que trata dos distúrbios da visão identificando, qualificando e quantificando as anomalias da visão e da mortilidade ocular como estrabismos, distúrbios de leitura que causam sintomas como cansaço visual, embaçamento, embaralhamento, ardor, lacrimejamento, visão dupla, fotofobia, enjôos, dores de cabeça alterações sensoriais como estereopsia (redução da visão de profundidade) e ambliopsia (baixa da acuidade visual de um ou ambos os olhos).
Todos estes sintomas levam o aluno a um baixo rendimento escolar por não conseguir acompanhar o ritmo de estudo. Por sentirem um grande cansaço visual, são muitas vezes taxados de preguiçosos.
Ao perceber alguns destes sintomas os professores devem comunicar aos pais e solicitar primeiramente uma consulta ao oftalmologista. Caso o oftalmologista perceba a baixa visão em um ou nos dois olhos e sintomas ligados ao esforço visual que não desaparecem mesmo usando óculos ou lentes de contato, ele deverá solicitar a realização do exame ortóptico ou exame de motilidade ocular.
O ortoptista irá trabalhar com a reabilitação das disfunções das movimentações dos olhos muitas vezes causados por constante esforço visual, estrabismos e da baixa de visão como miopia, astigmatismo, hipermetropia.
O ortoptista é geralmente encontrado nas clínicas de oftalmologia ou hospitais de olhos.
A criança a partir de dois anos já deve ser encaminhada para consulta preventiva pois muitos problemas visuais só são notados na idade escolar, existindo assim a possibilidade de uma correção mais precoce.
Maiores informações:
http://www.ortopticaonline.hpg.ig.com.br/saude/97/index_pri_1.html