sábado, 17 de maio de 2008

NIVEL SILÁBICO


Desafios a vencer:
* Como conciliar a hipótese silábica com a quantidade mínima de letras nas palavras monossílabicas, para quem só admite que está escrito com pelo menos três letras?
*Os alunos acrescentando letras como meio de transformar essa escrita em "verdadeiras".
*Alguns alunos fazem segmentação diferente no escrever palavras isoladas e frases.
*Na frase para cada palavra corresponde uma letra.Atividades para crianças do nível silábico:
*Letra-palavra-texto*Reconhecimento das formas e dos sons das letras isoladas
*Atividades de junjunção das letras para formar palavras
*Jogo com regras e/ou competições alternadas
*Atividades individuais
*Listas de verificação com palavras novas.
*Listas de palavras escolhidas do contexto vividos recentemente pelas crianças
*Ditado para o professor: O aluno dita uma palavra, o professor escreve na losa e o aluno transcreve no caderno.
*Listas de palavras guias. Com grafias que se equivalem.Ex: bolobolabulebelo
*A análise do número de sílabas é feita oralmente. Trabalha-se muito o som dos pedaços, para se chegar ao som das letras.
Trabalhando as letras:
*Usar alfabetos de tamanhos e materiais diferentes
*Baralho com letras
*Conjunto de nomes com letras iniciais. Usando a ordem alfabética.
*Bingo de iniciais de palavras
Postado por Pro Lucinete