EDUCAÇÃO INCLUSIVA

CURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, PROJETOS E ACESSIBILIDADE: PROMOVENDO A INCLUSÃO

O curso de aperfeiçoamento a distância: Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão realizado em parceria com o Programa de Formação Continuada de Professores na Educação Especial (SECADI/MEC) tem desenvolvido a formação de professores para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva, como recursos pedagógicos e de acessibilidade aos Estudantes Público Alvo da Educação Especial, incluídos na rede pública de ensino. Aliados ao grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/Unesp), campus de Presidente Prudente/SP, estudamos as estratégias pedagógicas e metodológicas do uso desses recursos na escola, por meio de uma prática considerada Construcionista, Contextualizada e Significativa, alcançada pelo trabalho com projetos. As atividades do referido grupo são destacadas pela Reitoria e Pró-Reitoria de Graduação, Extensão e de Pesquisa da Unesp devido aos resultados alcançados com mais de 10 anos de pesquisa e extensão. Cabe salientar que, até a 4ª edição do curso, realizada em 2011, foram observados resultados quantitativos e qualitativos que comprovam a importância de expandir a formação de professores a distância em todo o Brasil, visando a melhoria do processo educacional inclusivo.

PÚBLICO ALVO
Professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado ou nas classes comuns da rede pública de ensino regular.
Quantitativo por edição: 50 turmas, contendo 20 professores cursistas em cada uma, totalizando um público de 1000 professores em exercício.

CARGA HORÁRIA
180 horas

MODALIDADE
Aperfeiçoamento a Distância

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
TelEduc

OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS

Objetivos Gerais:

Contribuir com a formação continuada dos professores que atuam nas Salas de Recurso Multifuncional (SAI) e nas classes comuns de ensino regular da rede pública para um melhor atendimento educacional de estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, usando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Tecnologia Assistiva em uma perspectiva inclusiva.

Objetivos Específicos:

1. Atender à demanda de formação continuada de professores que atuam nas SAI e nas classes comuns de ensino regular;

2. Oferecer subsídios para que os professores usem nas escolas os recursos e periféricos das TA;

3. Vivenciar a teoria e a prática do uso de TDIC para potencializar o processo ensino e aprendizagem de Estudantes Público Alvo da Educação Especial;

4. Possibilitar aos professores cursistas a reflexão sobre sua própria realidade de forma a contribuir para um novo fazer pedagógico, valorizando a diferença.


CERTIFICAÇÃO
Os concluintes receberão da Universidade Estadual Paulista – Unesp por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) um certificado de curso de aperfeiçoamento de 180 horas.

INSCRIÇÃO
Por meio de apresentação da demanda pelas Secretarias de Educação dos Estados, Distrito Federal e Municípios no Plano de Ações Articuladas – PAR – via Plataforma Paulo Freire ou por meio do site do curso.

MÓDULOS
Módulo 1 – Introdução a Educação a Distância
Módulo 2 – Tecnologia Assistiva
Módulo 3 – Objetos Educacionais
Módulo 4 – Projetos para a Inclusão

SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Realizamos uma avaliação formativa, pois são considerados como elementos avaliativos um conjunto de atividades realizadas ao longo dos módulos dentro do AVA.

DATA PREVISTA PARA O INÍCIO DA 5ª EDIÇÃO DO CURSO
2º semestre de 2012, com duração de 18 semanas

PERÍODO DE POSTAGEM DAS ATIVIDADES
O período para realização das atividades estará determinado em cada agenda semanal por módulo, mas na maior parte das atividades o período para realização é de uma semana, com períodos de recuperação previstos, se necessário.

MATERIAL DIDÁTICO OFERECIDO:

Material Impresso:
  • Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem – TelEduc, manual do cursista, agendas, textos e formulários que serão usados para realização das atividades

DVD:
  • Todos os materiais impressos, mais as vídeo aulas de apresentação de cada módulo, vídeo aula sobre o sistema de avaliação e outros vídeos que serão usados no curso.

Site:

Postagens mais visitadas