terça-feira, 4 de novembro de 2008

COMO O CEREBRO APRENDE

RENATO CESAR BINI


NEUROFISIOLOGICAMENTE TEMOS 5 SENTIDOS:VISÃO,OLFATO,PALADAR,AUDIÇAO E PALADAR.
PERCEBEMOS A REALIDADE ATRAVÉS DESTA PERCEPÇÕES.
Temos a linguagem oriunda dessa percepção
Quando crianças aprendemos a linguagem verbal e não verbal,para uma visão do que nossos pais achavam certo
Isso chama-se sintaxe mental.
O cérebro tanto meu seu ou t=dos alunos existem um modelo lingüístico
Essas informações recebemos ao longo de nossa existencia.
Com nossa percepção diferenciada,somos mais visuais,ou mais auditivos ou ainda mais táteis ou cinestesicos.
Uns aprendem visualmente,outros auditivamente e outros cinestesicamente.
O professor tem que aprender que a qualidade do ensino depende da sua comunicação.Pensamos que o aluno não aprende quando o professor não sabe se expressar.
O professor tem que se esforçar para ensinar a forma em que o aluno aprenda..Ajustar a sua linguagem com as dos seus alunos.Observar como falam e escrevem.
Alunos aprendem fazendo,outros ouvindo e outros manipulando objetos,Uns precisam de mais atenção do professor ate na intervenção afetiva,outros basta falar e expor as ideiasHá uma diferença das duas metades do cérebro:o lado esquerdo refere-se a linguagem falada e controla o lado direito do corpo.Quanto o lado direito do cérebro controla o lado direito do corpo ea nossa razão e emoção.
Um processo muito eficaz na aprendizagem é gostar do que estamos fazendo,se ensinamos com amor o aluno aprenderá,pois o professor usa de muitos recursos para ensinar e estimular o pensamento e a aprendizagem.
Tendo uma habilidade ou talento em alguma coisa,mudaremos o comportamento e o ambiente.
ESPIRITUALIDADE>IDENTIDADE>CRENÇA/VALORES>CAPACIDADES>COMPORTAMENTO>AMBIENTE.
A MUDANÇA DE AMBIENTE INCENTIVA O APRENDIZADO.
Professores precisam implantar valores e crenças que fortaleçam o aprender a aprender